Olá meninaaas!
Se vocês adoram um doce de leite como eu,  essa semana vamos degustar juntos um dos meus bolos favoritos o “bolo de doce de Leite”

A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana de açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar da cana passa a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite atual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.

Na Argentina existe um relato popular e lendário que data a sua invenção acidental em 1829. Nessa época, a Argentina estava prestes a assinar um tratado de paz entre o governador Juan Manuel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle numa fazenda do governador na localidade de Cañuelas, na perifería de Buenos Aires. Lavalle foi o primeiro a chegar e, cansado, foi se deitar na cama de Rosas, dormindo. A criada de Rosas, enquanto fervia o leite com açúcar (preparação conhecida nessa época como 'lechada') para acompanhar o chá da tarde, encontrou Lavalle dormindo na cama do patrão. Ela considerou um enorme desrespeito e foi avisar os guardas.

Pouco tempo depois chegou Rosas, que não ficou chateado com Lavalle e pediu à criada o chá com leite. Aí ela se lembrou que havia deixado o leite com açúcar no fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao retornar, a criada encontrou um creme espesso e de cor marrom. Seu sabor agradou Rosas e contam que compartilhou o doce com Lavalle enquanto discutiam os pontos do tratado, dando assim origem acidental ao doce de leite. É uma historia simpática, mas não há nenhuma fonte que comprove isso.

 

Vamos a nossa degustação?

 

Bolo de doce de leite (liquidificador)

 

Ingredientes para massa:

 

· 4 ovos

· 1 e 2/3 xícara (chá) de doce de

· leite em pasta (comprado pronto)

· 1 xícara (chá) de açúcar refinado união

· 1 xícara (chá) de manteiga

· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

· 1 colher (sopa) de fermento em pó

· Margarina e farinha de trigo para untar

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o doce de leite, o açúcar e a manteiga até ficar homogêneo. Adicione a farinha peneirada e bata mais um pouco. Junte o fermento e misture com uma colher. Em uma forma redonda untada e enfarinhada, despeje a massa e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos. Desenforme ainda morno.

 

 

 

Ingredientes para cobertura:

 

· 1 lata de leite condensado cozido na pressão por 30 minutos

· 1 lata de creme de elite sem o soro.

 

Modo de preparo:

Misture o creme de leite com o leite condensado cozido e despeje sobre o bolo.

 

Gostaram? Estou esperando um pedaço...


Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.