Feijoada, a rainha brasileira

Boa tarde meninas hoje vamos deslumbrar um pouco da cozinha brasileira.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso.

 

Diz a lenda que a feijoada é uma invenção 100% brasileira. Ela teria surgido nas senzalas, por obra dos escravos, que tiveram a ideia de cozinhar feijão preto com as carnes desprezadas pelas casas senhoriais. A verdade, contudo, é que ninguém sabe quem inventou o prato. E que sua origem provavelmente está bem longe daqui, lá do outro lado do Atlântico. 

Essa, ao menos, é a teoria sustentada pelo jornalista Leandro Narloch, autor do livro Guia Politicamente Incorreto de História do Brasil (Leya Brasil, 2009). Segundo Narloch, a feijoada seria um prato oriundo da Europa. "Nem índios nem negros tinham o costume de misturar feijão com carnes", escreve o jornalista. "A técnica é mais antiga: vem do Império Romano". A pesquisa histórica levada a cabo pelo autor indica que os romanos costumavam cozinhar carne com legumes, entre eles o feijão branco. Essa seria a origem de pratos como o cassoulet francês - um ensopado de feijão branco com linguiça de porco e carne de pato. Na região das Astúrias, norte da Espanha, também há uma iguaria desse tipo: a tradicional fabada, que mistura feijão branco com carnes pouco nobres como orelha e rabo de porco. 

O que pode ter sido inventado no Brasil, portanto, não é a feijoada, mas a feijoada de feijão preto - trazido da África nos mesmos navios que transportavam os escravos. A primeira menção ao prato data de 1833. No cardápio do elegante Hôtel Théatre, de Recife, ele aparecia com o nome de "feijoada à brasileira". 

Esse não seria o primeiro caso de prato estrangeiro que acaba virando ícone em outro país. Basta lembrar, por exemplo, que a pizza não nasceu na Itália. "Ela tem origem no Oriente Médio", diz o chef de cozinha e historiador Pépe Laytano. "Nem por isso deixou de virar um símbolo italiano". Para Laytano, cada receita é única, ainda que seja basicamente a mesma em diferentes lugares do mundo. "Todo prato é uma mistura de influências. Com a feijoada não seria diferente".

 

COZIDÃO ÁRABE 

Um dos pratos mais tradicionais do Oriente Médio é o fassulha, um ensopado de feijão branco com carne de carneiro. Levando-se em conta que a culinária de lá está entre as mais antigas do mundo, será que a feijoada na verdade é de origem árabe?

 

Depois de tudo isso vamos então a receita da feijoada brasileira.

 

Ingredientes:

· 1 Kg de feijão preto

· 100 g de carne seca

· 70 g de orelha de porco

· 70 g de rabo de porco

· 70 g de pé de porco

· 100 g de costelinha de porco

· 50 g de lombo de porco

· 100 g de paio

· 150 g de lingüiça portuguesa

 

Tempero:

· 2 cebolas grandes picadinhas

· 1 maço de cebolinha verde picadinha

· 3 folhas de louro

· 6 dentes de alho

· Pimenta do reino a gosto

· 1 ou 2 laranjas

· 40 ml de de pinga

· Sal se precisar

 

Modo de preparo:

 

1. Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias

2. Coloque para cozinhar passo a passo as carnes duras, em seguida as carnes moles

3. Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes

4. Finalmente tempere o feijão

 

Acompanhamentos:

 

Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, quibebe de abóbora, baião de dois, bacon, torresmo, lingüicinha e caldinho temperado - copinhos

By Cheff Chris Stocovick
 

 

 

 


Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.